Nossas ruas, nossas aves

João Batista Canto - Pedagogo

jbcanto@hotmail.com

Publicação: 5/10/2009. Atualização: 5/10/2009.

Trabalho realizado em comemoração ao Dia da Ave - 5 de outubro de 2009.

Na presente pesquisa procuramos destacar as aves que dão nome a logradouros públicos: ruas, avenidas,alamedas, praças, vielas, passagens de pedestre, na cidade de São Paulo especificamente, e na Grande São Paulo. Para não sermos repetitivos fixamos uma norma ou seja: o logradouro citado no início será sempre rua, os demais serão mencionados, por exemplo, Avenida, Praça, etc. Está lançado, ainda o Distrito a que pertence o logradouro na cidade de São Paulo e os municípios da Grande São Paulo.

ACAUÃ – Foi merecedor de uma música, interpretada por Gal Costa. Distrito de São Miguel Paulista e Itapecerica da Serra.

ÁGUIA – nome comum dado a algumas aves de rapina, carnívoras. As águias são símbolos usados em diversas culturas e contextos. No Brasil como símbolo e mascote do GRES Portela, como símbolo e mascote do Club São José Esporte Clube, como símbolo e mascote do Vitória Futebol Clube (ES). Ainda é animal nacional dos EUA e mascote e símbolo do Clube Sport Lisboa e Benfica. Distrito do Jaraguá, municípios de Osasco, Poá; Passagem em Diadema e São Bernardo._

ÁGUIA CHILENA – É uma águia encontrada nas regiões montanhosas e campestres. Ela se distribui pela Cordilheira dos Andes até Colômbia e Venezuela e norte da Argentina e sul do Brasil. É conhecida como gavião da serra. Pode ser achada nas montanhas da Chapada Diamantina – Bahia e ainda em Minas Gerais.  Roberto Carlos e Erasmo Carlos compuseram uma música dedicada a esta ave. Distrito de São Miguel.


ÁGUIA DOURADA – Ave de rapina, existente em Portugal, Eurásia, norte da África e América do Norte. A Águia é protegida pelo governo dos EUA e são consideradas ameaçadas de extinção. Distrito de São Mateus e município de Mauá.

ALBATROZ – Distrito do Ipiranga, Diadema, Itapecerica da Serra e Passagem em São Bernardo do Campo.

ALCAIDE – É o gaturamo-serrador, em alguns lugares conhecido como tieté. Este nome também é designação de um povoado da Província em Portugal. Distrito de Santo Amaro.

ALCATRAZ - Distrito do Jabaquara;

ALCATRAZES – Distrito de Santo Amaro; Distrito da Saúde.

ALEGRINHO – é um pássaro pequeno, modesto no tamanho e canto. Travessa na Vila Prudente.

ANAMBÉS – Distrito do Tatuapé.

ANAMBÉ PRETO – Distrito de Jabaquara.

ANDARILHOS – São pássaros comumente encontrados nos Estados de Goiás, Bahia, e Mato Grosso. Praça em São Caetano.

ANDORINHA – Este exemplar recebeu uma composição merecida de Lamartine Babo e João de Barro, o Braguinha: “Uma andorinha não faz verão”. Vários intérpretes. Edu Lobo também compôs uma canção. Hebe Camargo interpretou outra: “Andorinha preta”. Altemar Dutra dedicou a canção “Vai Andorinha”. Distrito de Perus, Municípios de Santo André, Santana do Parnaíba, Guarulhos, Osasco e Ribeirão Pires, Travessa em Jandira.

ANDORINHA CRISTAL – Acesso no Distrito do Grajaú.

ANDORINHAS - Distrito de Parelheiros, Praça em São Caetano do Sul.

ANDORINHAS DOS BEIRAIS – Distrito de Santo Amaro.

ANDORINHA DA MATA – Distrito de Itaquera.

ANDORINHA PEQUENA – Distrito de Capão Redondo.

ANDORINHA COLEIRA – Distrito de Santo Amaro.

ANDORINHAS – Distritos do Grajaú e São Miguel, Alameda no distrito do Tremembé. Praça em São Caetano do Sul, Avenida em São Bernardo no Parque dos Pássaros e uma passagem. Além dessas designações, vamos encontrar em Guarulhos, Mauá e uma Passagem em Diadema.

ANDORINHAS MIGRATÒRIAS – Distrito de Tremembé.

ANDORINHÕES – Jardim Jabaquara.

ANHEMBI – É nome de uma cidade do Estado de São Paulo. Distrito de Santo Amaro, Municípios de Osasco, Guarulhos e Santana do Parnaíba.

ANHINGA – Distrito de Grajaú.

ANHUMAS – Distrito de Vila Prudente, nome também dado a uma cidade do Estado de São Paulo.

ANUM BRANCO – Distrito de Santo Amaro.

ANUM DOURADO – Distrito de Santo Amaro.

ANUM PRETO – ou anu preto e anu  no Pará. Recebeu uma homenagem de Lia Marchi, Juliana Saenger e Roberto Correa (compositores). Distrito de Santo Amaro.

ARAÇARI – Distrito de Itaim Bibi.

ARACUÃ – Distrito da Saúde.

ARAPAÇU – Distrito de Vila Formosa.

ARAPONGA – Cidades de Mauá, Osasco, Itaquaquecetuba e Santo André.

ARAPONGAS – Distrito de Brasilândia, cidades: São Bernardo do Campo, Diadema, Santo André, Carapicuíba, Embu, Guarulhos, Itapecerica da Serra. É também o nome de uma cidade no Estado do Paraná.

ARARA – Guarulhos, Osasco e uma viela em Guarulhos.

ARARA AZUL – O compositor Pedro Acelino Garcia homenageou esta ave com “Ararinha Azul”. Distrito Itaquera e município de Santo André.

ARARA PIRANGA – Distrito do Lageado e cidade de Santo André.

ARARAS – Distritos do Cambuci e Marsilac; municípios de Itaquaquecetuba, Ribeirão Pires; Alameda em Santana do Parnaíba, Travessa em Diadema. Avenida em São Bernardo do Campo,

no Parque dos pássaros e mais uma passagem em São Bernardo.

ARARAS AMARELAS – Distrito do Grajaú.

ARARAUNA – Distrito do Lajeado e via de pedestre no Distrito de Brasilândia.

ARARINHA AZUL –  Pedro Acelino Garcia compôs uma bela música dedicada a esta ave: “Ararinha-azul”.Ave belíssima de porte e colorido é exclusiva do Brasil. Exuberante no seu colorido foi alvo de tráfico internacional de animais. Considerada em extinção. Seu habitat natural é a caatinga seca e as florestas ciliares abertas de pequenos afluentes temporários do Rio São Francisco, ocorrendo do extremo norte da Bahia ao sul do rio citado. Distrito do Jardim Ângela.

ASA BRANCA – Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira dedicaram   uma música: “Asa Branca”, imortalizada pelo primeiro .Distritos de Jaguaré, Vila Carrão e Cangaíba.

ASSUM PRETO – Pássaro contemplado com uma música, letra de Humberto Teixeira na voz  de Luiz Gonzaga; mais tarde Gilberto Gil também a interpretou. Distrito do Jaguaré.

ATOBÁ – Distrito de Perus.

AVESTRUZ – A maior ave existente. Distrito de Perus e Cachoeirinha. Municípios de Cotia e Osasco.

AVINHADO – Distrito de São Miguel Paulista e Osasco.

AVINHADOS - Alameda em Mairiporã.

AVOANTE – Distrito de Brasilândia.

AZULÃO – Heckel Tavares e Luiz Peixoto compuseram uma música dedicada a este pássaro encantador. Foi interpretada por José Tobias.Edu Lobo criou uma bela canção ao Azulão.  Este mereceu uma composição de Jayme Ovalle e Manuel Bandeira e interpretação  também de José Tobias. Outros artistas a interpretaram como Nara Leão e Inezita Barroso. Distrito de Grajaú e cidades de Cotia, São Caetano do Sul, Poá e Mairiporã.

AZULÕES – Distrito de Jabaquara e Praça em São Bernardo do Campo.

BARBUDINHO - Distrito de Socorro.

BATUIRA – Distrito da Saúde, cidades de Poá, Santo André São Bernardo; alameda em Itapecerica da Serra e Travessa em Guarulhos.

BACURAU – Conhecido como curiango, curiango comum, ju-jau. Ibijau, mede-leguas e acurana. Distrito de Itaquera e município Santo André.

BAGACEIRO – Presente quase em todo o Brasil, do extremo norte até São Paulo e Paraná. Distrito de Perus.

BEIJA-FLOR – É sempre uma referência cultural: aparece na cédula de 1 real, na música “cuitelinho” do folclore popular mineiro. Na música brasileira: ”Ai que saudade d’ocê”. Aparece no símbolo da prefeitura de Betim (Minas Gerais). Distritos de Anhanguera, Grajaú, Parelheiros, Perus; Municípios de Cotia, Embu, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Mauá, Osasco, Poá, e em São Bernardo do Campo no bairro Recanto dos Pássaros e, também uma passagem.

BEIJA-FLOR NATAL – Distrito do Grajaú.

BEIJA-FLORES – Alameda no Distrito do Tremembé.

BEM-TE-VI – Geraldinho Lins interpretou música em sua homenagem. A música “Jardim da fantasia” foi gravada em São Paulo por Paulinho Pedra Azul, no período em que viveu  em São Paulo: “Bem te vi...bem te vi”. A dupla Leandro e Leonardo  interpreta uma bela música homenageando o Bem te vi. Outra artista, Tetê Espíndola interpreta outra canção: “Bem te vi”. Distritos: Grajaú, Jaguaré, Parelheiros, Perus, Moema; Estrada dos bem-te-vis no Jardim Ângela.  Municípios de Embu, Guarulhos, Osasco, Santo André. Em São Bernardo há uma passagem com este nome, e Diadema e Mauá contemplam com uma travessa.

BEM-TE-VI AMARELO – No Distrito do Grajaú existe um acesso com este nome.

BEM-TE-VI  MARROM – Distrito do Grajaú.

BEM-TE-VIS – Em São Bernardo do Campo.

BICO DE LACRE – São Bernardo do Campo.

BIGODINHO – Travessa no Distrito de Tucuruvi.

BIGUÁ – Distrito de São Miguel Paulista e Santo André e São Caetano.

BIGUATINGA – É ave palmípede.  Distrito de São Miguel Paulista.

BREJAL – Distrito do Tatuapé. É ainda, nome de uma vila do município de Coroados, Estado de São Paulo.

CABEÇA ENCARNADA – Travessa no Distrito de Itaquera.

CABOCLINHO – Distrito de Santo Amaro.

CABURÉ – Distritos de Jabaquara e São Miguel Paulista..

CABURÉS DO SOL – Distrito de Santana.

CAMBACICA – Distrito de São Miguel Paulista.

CAMBAXIRRA – Distrito de São Miguel Paulista.

CANÁRIO – “Meu canário” é a canção composta por Jaime Silva que Mariza Monte interpreta em  sua homenagem. Distritos: Grajaú, Perus, Parelheiros, Moema e municípios de Caieiras, Diadema, Guarulhos Osasco, Santana do Parnaíba.

CANÁRIO BELGA – A origem é a Bélgica, é claro, entretanto apenas a linhagem a que ele pertence é que veio de lá, pois os antepassados têm raízes nas Ilhas Canárias. Em virtude da sua origem estrangeira não precisa de autorização do Ibama para tê-lo em gaiolas. Distrito de Grajaú  ( Rua e Acesso)

CANÁRIO DA TERRA – “Canarinho prisioneiro” é uma música interpretada por duas duplas: Praião e Prainha e Chico Rey e Paraná. Uma Praça no Distrito da Cangaíba.

CANÁRIO DO BREJO – Distrito de Grajaú.

CANÁRIO DO REINO – Nome este inspirou uma música interpretada por Edson Cordeiro e Tim Maia. Composição de Carvalho e Zapatta. Distrito da Brasilândia.

CANÁRIO NATAL – Distrito de Grajaú.

Canário Persa – Distrito do Jabaquara.

CANÁRIOS – Embu, F. de Vasconcelos, Mauá, Ribeirão Pires, Cotia e uma Praça em São Bernardo .

CANELEIROS – Pertencem à família dos cotingídeos, entre eles o pavó, a araponga. Município de São Bernardo.

canjica – Distrito de São Miguel.

carauna – Também chamado de tapicuru foi contemplado no

Distrito de Pinheiros.

CARAXUÉs – Distrito de Santo Amaro.

cardeal – Distrito do Grajaú, Parelheiros, Tucuruvi. Municípios de Diadema, Embu, Guarulhos, osasco, Itaquaquecetuba ( avenida) e passagem em São Bernardo.

cardeal tangará – Distrito de Brasilândia.

CARDEAIS – Alameda no Distrito de Tremembé, Alameda em Mairiporã, e Praça em São Bernardo.

cardeais do campo – Distrito de Tremembé.

casaca de couro – O pássaro é conhecido, também, como jacapanim. Distrito de Tremembé.

Cauré – Este pássaro, na amazonia é conhecido como coleirinha. Distrito do Tucuruvi.

Chororó – Distrito de São Miguel Paulista.

Chupim – Distrito de Grajaú.

cisne azul – Distrito de Grajaú.

cisne branco – Distrito do Butantã.

cisne imperial –. Município de Jandira.

cisne negro – Distrito do Jaraguá e Município de Jandira.

cisne real – Distrito de Jabaquara, municípios de Embu e Ferraz de Vasconcelos.

Codorna – Distrito de São Miguel e Município de São Bernardo.

coleirinha – Distrito de São Miguel e Parelheiros.

coleirinhas – Praça em São Bernardo.

coleiro de brejo – Travessa – Distrito do Tatuapé.

colibri – Distritos: Moema, Parelheiros, Penha. Municípios de Guarulhos, Diadema e Alameda em Itapecerica da Serra.

Colibris –. Município de Ferraz de Vasconcelos.

colibris da serra – Distrito de Tremembé.

corruíra – Recebe uma citação na música: “O pulo do gato” com Tião Carreiro e Pardinho. Município de Santo André.

corruíras – Distrito de Jabaquara e Município de São Bernardo.

corruíra do brejo – Distrito de Itaquera.

corruiraçu – Distrito de Brasilândia.

corrupião – Distrito de São Miguel e Município de Santo André.

coruja – Passagem em São Bernardo.

coruja do campo – Distrito São Rafael.

corujas – Avenida em Pinheiros e Município de São Bernardo; Avenida do sítio das corujas no Distrito de Grajaú.

cotinga – É o chamado anhambé-azul, e conhecido também como bacaca, catingá, curuá ou quiruá. Distrito de São Miguel.

cotinguinha – Distrito da Saúde.

COTOVIA - É uma ave típica da Europa. Mereceu o apreço e foi contemplada com uma avenida no Distrito de Moema. Aparece ainda, com uma Alameda em Itapecerica da Serra e no município de Diadema (rua).

cotovia branca – Distrito de Grajaú.

cotovias – Distrito de Santana.

curiangos – Distrito de Itaquera.

curió – Correu mundo sua fama de tuba canora. Tem o direito de ser colocado na galeria dos nossos grandes mestres cantores. São cantores de ofício e de raça. Distrito de Parelheiros e Perus, municípios de Embu, Guarulhos e Osasco. Em Diadema uma Avenida e uma Travessa.

curió cristal – Distrito de Grajaú.

curiós – Distrito de Santana, municípios de Cotia, Taboão da Serra. Praça em São Bernardo.

ema – Com música de João do Vale e diversos intérpretes como Jackson do Pandeiro, Zé Ramalho “O canto da ema” é lembrado. Distrito de José Bonifácio, município de Santo André, passagem em São Bernardo, Avenida no Distrito de Grajaú e Viela  em Guarulhos.

falcão – Município de Cotia, município de São Bernardo no recanto dos pássaros e mais uma passagem.

falcão peregrino – Esta ave é também chamada de falcão real. Distrito de Grajaú.

falcões – Distrito de Anhanguera e município de Guarulhos.

FLAMINGO – Municípios de Cotia, Santo André.  Avenida no Distrito de São Miguel e São Bernardo e uma passagem em São Bernardo.

Foguetinho – Este pássaro os mineiros chamam de caminheiro. Distrito de Socorro.

fragata – Distrito de São Miguel.

furriel – Distrito de São Miguel.

gaivota – Nas praias e nas encostas marítimas são vistas sempre em grupo. Distritos: Moema, Jardim Ângela, Parelheiros, Perus, além dos municípios de Diadema, Embu, Guarulhos, Osasco e Poá.

gaivota-cinza – Distrito de Parelheiros.

gaivota-preta – Município de Guarulhos.

gaivotas – Avenida e viela no Distrito de Grajaú; rua e passagem em São Bernardo.

gaivotas atlanticas – Distrito de Tremembé;

gaivotas do céu – Distrito de Grajaú.

gaivotas do lago – Distrito de Grajaú, no Parque Residencial do Lago.

galo azul – Distrito de Marsilac.

ganso – Rua Ganso do Norte (nome genérico do flamingo) – Distrito de Ermelino Matarazzo.

gansos – Distrito do Carrão.

garça – Esta ave é lembrada na música composta por Villa Lobos e Dora Vasconcelos e interpretação de Nei Matogrosso. Municípios de Guarulhos, Carapicuíba (duas ruas), Itaquaquecetuba, Osasco, Poá, São Caetano.

garça branca - É o nome de uma composição de Gralha Azul e sua interpretação. Vieira e Vieirinha interpretam outra música em homenagem à garça branca. Cláudio Nucci interpreta outra música tendo como título “Garça Branca”. Raul Torres e Florêncio também homenageiam a ave. Acesso no Distrito de Parelheiros.

garça morena – A garça morena é a mesma que a garça azul. Distrito de Guaianases.

garça real – Distrito do Carrão.

garças – Distritos de Parelheiros, Grajaú no Parque Residencial do Lago. Municípios de Carapicuíba, Ferraz de Vasconcelos, São Bernardo no Parque dos Pássaros e uma passagem neste último.

gaturamo – Município de Santo André.

Gaturamos – Distrito de São Miguel.

gaudério – Este pássaro é chamado no norte de azulão, em Minas de carixo ou corixo e corrixo, no Rio é conhecido como vira, em São Paulo como vira e chopim. Distrito Cidade Dutra.

Gavião bELO – O gavião foi lembrado em uma cantiga de roda, composição de Sidney Miller e interpretação de Nara Leão. Distrito de Grajaú.

gAVIÃO AZUL – Travessa: Distrito de cachoeirinha.

gAVIÃO pESCADOR – Distrito de Itaquera.

GAVIÃO REAL – Distrito de Perus e município de Santo André.

GRALHA – Ave bela e inteligente a gralha tem no Brasil oito espécies, entre elas a Gralha Azul. Esta ave é símbolo do Estado do Paraná através da Lei 7.957 de 21 de novembro de 1984. Distrito de Pirituba e município de Diadema.

gRALHAS – São Bernardo e Alameda das gralhas no Distrito de Marsilac.

GUANAMBI – Distrito de Itaquera, Praça em São Miguel, São Bernardo. É nome ainda de um município na Bahia.

GRAUNA – Distrito de Moema, município de Guarulhos; Travessa Canto da Graúna no Distrito

do Tatuapé.

GRAÚNA DA MATA – Distrito do Grajaú.

GRAÚNAS – Município de São Bernardo do Campo.

GUARÁ ou AGUARÁ – Distrito da Casa Verde e municípios de Guarulhos e Itaquaquecetuba.

GUARANDI – Município de Ferraz de Vasconcelos.

GUARATÁ – Município de Guarulhos.

GUARUBA – Distrito de Guaianases.

GUAXE – Município de Cotia.

GURINHATÃ – Ou Guriatã, Conhecido também como Gaturamo (Pernambuco e Bahia). É chamado em Rondonia de tico-tico do campo e em Pernambuco de saíra amarela. Tal pássaro inspirou uma antiga cantiga de 1930, criada por Ratinho: “Guriatã de coqueiro/Fugiu da sua gaiola/Bateu asa e foi-se embora/”. Inspirou também o escritor Marcus Accioly a escrever o livro Guriatã, onde é o próprio pássaro quem canta/conta a história de um menino. Eis uma bela voz de ouro.Distrito da Brasilândia.

HARPIA – É a ave mais pesada e uma das maiores aves de rapina do mundo. É conhecida como gavião-real ou uiraçu-verdadeiro. Encontrada na Américas do Sul e Central. Distrito de São Miguel e município de Santo André.

HARPIAS AMAZONENSES – Seu habitat, no Brasil é principalmente no Amazonas. Distrito do Tremembé.

IBIJAÚ – É um gênero de pássaro da América do Sul. Distrito de Moema.

INHAPIM – Conhecido como: primavera, rouxinol de encontro-amarelo (Amazonas), encontro (RGS), soldado e xexéu de banana. Distrito do Carrão e município de Cotia.

INHAMBU – Segundo alguns pesquisadores pode ter existido na região de Moema, daí constar seu nome como rua no Distrito de Moema. João Só lhe prestou um tributo com uma música. Com composição de Serrinha e Campos a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó presta homenagem com seu estilo sertanejo na música “Inhambu-Xintã e o Xororó”. Tonico e Tinoco, dupla mais antiga gravou esta música. Inezita Barroso também o fez. Município de Santo André; Passagem em Santana do Parnaíba.

INHAMBUGUAÇU – Distrito de Cidade Ademar.

INHAÚMA – Distrito da Barra funda. É nome também de dois municípios um em Minas Gerais e outro no Rio de Janeiro.

INHUMA – Esta ave é símbolo do Estado de Goiás, por Lei Estadual de 1968.  Município de Guarulhos na Grande São Paulo.

INHUMAS – Distrito de Vila Maria e Município de Goiás.

IPEQUI – Distrito de São Miguel.

IRAPURU – Distrito da Freguesia do Ó, Municípios de Ribeirão Pires, Osasco e Guarulhos.

IRATAUÁ – Ave exclusiva da Amazônia e também chamado na de uiratauá. Pássaro colorido de amarelo e preto. Distrito de Brasilândia.

IRAÚNA – Conhecido como graúna. Distrito de Itaim Bibi, município de Santo André e Alameda em Itapecerica da Serra.

IRERÊ – Avenida no Distrito da Saúde.

JABURU – Conhecido como tuiuú, tuiuguaçu, tuinim. Distrito de Jardim Helena.

JACAMAR – Distrito de Santo Amaro.

JAÇANÃ – Avenida Distrito de Tucuruvi; Municípios de Diadema, Embu, Itapevi e por duas ruas em Santo André.

JACUPEMBA – Em Santo André.

JACUTINGA – Pode ter existido na região de Moema, nome de rua no mesmo distrito e Municípios de Arujá, Guarulhos (duas ruas), Taboão da Serra e Santo André.

JANDAIA – Distrito da Liberdade.

JAÓ -  Distrito de Campo Grande e Município de Santo André.

JAPIM – Esta ave tem o dom de imitar as outras aves e chega até a imitar vozes de outros animais, Certa história popular ameríndia inspirou Humberto de Campos a escrever um soneto: “O Japim”, (um Conto do Alto Tocantisns). Japim também é chamado de XEXÉU. Distrito de Vila Medeiros.

JAPIRA – Distrito do Tucuruvi. Município de Carapicuíba, Taboão da Serra e viela em Guarulhos. Este nome também é designação de um município do Estado do Paraná.

JAPU – É um pássaro grande e imponente uma das mais belas figuras da aviária brasileira. Interessante e curioso é o ninho deste pássaro: confecciona-o pendurado, verdadeiro artefato, uma espécie de uma bolsa. Distrito de Socorro.

JOÃO DE BARRO – É um pássaro forneiro, trabalhador, inteligente, construtor de sua moradia característica. Justa homenagem lhe foi atribuída com uma composição de Teddy Vieira/Cury: “Para ser feliz como eu”... Muitas lendas cercam este pássaro. Distrito de Parelheiros. Municípios de Cotia Osasco e Passagem em São Bernardo do Campo.

JOÃO TENENÉM – Conhecido também como joão tiriri, bentererê e bentereré. Travessa no Distrito de Santo Amaro.

JURITI – Uma canção amazônica do nome desta ave homenageou-a com letra de Jorge Hurley.  Rua em Perus e municípios de Poá Santo André e São Bernardo, Avenida no Distrito de Moema.

J URITI AZUL – Distrito de São Miguel.

JURITI DO CAMPO – Distrito de Grajaú.

JURITI MARROM – Acesso em Grajaú.

JURITI PIRANGA – Distrito de Cangaíba.

JURITIS – Vila dos Palmares próxima de Santana do Parnaíba.

JURITIS PAULISTAS - Distrito do Tremembé.

Observação: Curioso notar que em Perdizes existe uma rua designada Choro da Juriti – nome de uma peça de teatro, e referência a Ave Juriti.

JURUAÇU –  É bom lembrar  que Juruaçu é designação tupi do papagaio, Juru de Ajuru. Distrito de Santo Amaro.

JURUVIARA – Distrito de São Miguel Paulista.

MAÇARICO – Ave pernalta, aquática e arisca inspirou a dança originária de Cametá. Habitante dos rios do Pará e Amazonas, com movimento saltitante e acelerado deu origem ao movimento coreográfico desenvolvido em pares e de forma acelerada. Distrito de Grajaú, rua localizada no Bairro que se chama Jardim Sabiá.

MACUCO – Provavelmente existiu na região de Moema em outros tempos, pois vive nas matas e tem habitat restrito. Municípios de Embu, Santo André e Itapevi e Avenida no Distrito de Moema.

MACUCOS – São Bernardo e Poá.

MAGUARI – Distrito de Santo Amaro.

MANDARINS – Na ciência este pássaro presta sua contribuição. O mapeamento genético traz surpresas também na investigação dos mistérios da natureza. É o caso do sequenciamento do genoma do mandarim, pássaro originário da Oceania que nasce sem saber cantar e ele tem que aprender - como o mesmo se dá com a fala dos seres humanos. Potencialmente o estudo do mandarim vai ajudar a entender as raízes genéticas da dislexia e da gagueira nas pessoas. Nome de uma Praça em São Bernardo.

MARIA PRETA – Praça no Distrito de São Miguel e Município de Ferraz de Vasconcelos.

MARRECAS – Distrito de Guaianases.

MARTIM PESCADOR – Distrito do Tatuapé.

MATIMPERERÊ – Conhecida pelo canto que lembra a palavra “Saci” o que lhe valeu o nome. Está presente em todo o Brasil. Distrito da Brasilândia.

MELRO – Com a composição de Pedro Martins e interpretação de Deolinda este pássaro é homenageado. Município de Dadema.

MELROS – Distrito de Sapopemba.

MERGULHÃO – Município de Santo André.

MONOS – Estrada dos Monos no Distrito do Parque do Carmo.

MUTUM – Distrito de São Miguel.

NAGAÇA – Distrito do Jardim Ângela.

NARCEJA – Distrito de São Miguel.

PAPA-CAPIM – Distrito de Grajaú.

PAPA-PIRI – Distrito de São Miguel.

PAPA-TAOCA – Este pássaro é chamado também de Papa-Formiga. Distrito de Cidade Dutra.

PAPAGAIO – Com alguma freqüência esta ave aparece nas piadas de humor com participação ativa e engraçada. Mas sempre  é objeto de afeição de muitos seres humanos que o querem muito bem. E agora recentemente deu origem a um livro intitulado: “Alex e eu” da cientista norte americana Irene Pepperrg, relatando o convívio de 30 anos com um papagaio africano desvendando o cérebro da ave. Mostrou  então como o cérebro pode funcionar quando estimulado, independentemente de seu tamanho.Distrito de Perus e Município de Poá.

PAPAGAIOS – Distrito do Parque São Lucas, Alameda em Mairiporã, Vielas nas cidades de Mauá e Guarulhos.

Observação: Rua Terra dos papagaios – uma das primeiras denominações do Brasil, dada pelos europeus, tendo em vista encontrarem grande número dessas aves em nosso território.

Rua Ilha dos papagaios.  Fica no Distrito do Parque São Lucas, divisa com Santo André.

PARDAIS – Municípios de Guarulhos e São Bernardo.

PARDAL – Pássaro exótico da Ásia no Brasil chegou por encomenda do prefeito Pereira Passos a um amigo de Paris. Encontrou o pardal o meio propício para crescer e multiplicar-se. Vive em nosso meio, hoje como se pertencesse a fauna da América. Com a música “Pássaro da Vida”, Sérgio Lopes cita o pardal: “Ah meu pardal”. Distritos do Canindé, Parelheiros. Municípios de Guarulhos, Osasco e Poá.

PARDAL CINZA – Acesso no Distrito de Parelheiros.

PASSARINHO – “Canta, canta passarinho”, em estilo forró Geraldo Azevedo e Carlos Fernando (compositores) homenagearam estas aves, com interpretação de Elba Ramalho; também lhe foi dedicado uma composição, estilo MPB de Tuzé de Abreu interpretado por Gal Costa. Município de Cotia. (Beco)

PASSARINHOS – Distrito de São Miguel e Praça no Butantã.

PÁSSARO DA PAZ – Distrito de Cachoeirinha.

PÁSSARO PRETO – A dupla Vieira e Vieirinha contemplam com um tributo com “Canta pássaro preto”. Distrito de Cangaíba, em Ribeirão Pires e Viela em Mauá.

PÁSSARO SOL – Um pássaro da família dos anambés-preto.Ao amanhecer o dia levanta vôo e afunda-se na imensidão, desaparecendo entre as nuvens, só descendo por volta do meio dia, segundo a crença. Foi fazer uma visita ao sol, daí a origem do seu nome. Distrito Penha.

PASSAROLA – Distrito do Tatuapé.

PÁSSAROS - Djavan compôs uma música dedicada a este pássaro. Sendo que o Quarteto em Cy a interpretou. Mas não só nisto. “Notícias do Brasil, os pássaros trazem” composição de M. Nascimento e Fernand Brant, interpretado por Wagner Tiso, além de Miltom Nascimento. E mais. Claudia Leite interpretou uma música dedicada aos pássaros. Distrito da Mooca, Grajaú, Itaim Bibi. Cidades de São Bernardo do Campo, Guarulhos, Diadema e mais uma travessa em São Bernardo.

PÁSSAROS E FLORES – Itaim Bibi.

PATATIVA – Com este título, Vicente Celestino eternizou uma canção entre as gerações mais antigas. Distrito de São Miguel e Parelheiros, Municípios de Guarulhos e Osasco.

PATATIVA DO AGRESTE – Distrito do Grajaú.

PATATIVAS – São Bernardo, Taboão da Serra e Jandira.

PATOS – Rua Ilha dos Patos, no Distrito de Pirituba. Rua dos Patos: Município de Guarulhos.

PATOS DE MINAS – Distrito de São Mateus e município de Guarulhos. É também o nome de um município mineiro.

PATO BRANCO – Distrito de Santana.

PATURI – Distrito de Socorro e em Carapicuíba, no Parque dos Paturis.

PAVÃO – É uma espécie não originária do Brasil, mas  natural do Sri Lanka e da Índia. Recebeu sua homenagem, sendo dado o nome a uma Avenida no Distrito de Moema.

PAVÃO DO PARÁ – Distrito do Jaguaré.

PAVÃO O NORTE – Município de Osasco.

PAVÓ – Gosta de viver bem no topo das árvores, no coração da floresta, é de ânimo tranqüilo. Distrito de São Miguel.

PELICANO – Distrito de São Miguel.

PERDIZ – Município de Poá.

PERDIZES – Distrito da Barra Funda. Municípios de Cotia, Embu, São Bernardo, Arujá e Praça em Jandira.

PERIQUITO – Distrito de Moema, Municípios de Cotia, Embu e Poá, via de pedestre no Distrito de Jabaquara.

PERIQUITO VERDE – Também conhecido como periquito rico. Distrito do Jabaquara.

PICA – PAU – Deu origem  a criação na década de 40 a um desenho animado. Distrito de Parelheiros e Perus.

PICA – PAUS – Distrito do Jabaquara e Praça em São Bernardo.

PICHARROS – Distritos: Tremembé e Parelheiros.

PINTASSILGO – Distrito de Parelheiros e Moema.

PICHOCHÓ – Distrito do Tucuruvi.

PIXOXÓ – Município de Diadema.

PIXOXÓ DA SERRA – Distrito de Parelheiros.

POAEIRO – Distrito de Itaquera.

POMBA DO AR – Distrito do Butantã.

POMBA DO CABO – Distrito do Grajaú.

POMBA DO MAR – Distrito Cidade Dutra.

POMBA MINEIRA – Distrito de São Miguel.

POMBA TROCÁZ – Distrito Cidade Dutra.

POMBA DO SERTÃO – Rolando Boldrin interpretou uma música dedicada ao “pombo do mato”. Distrito de Cachoeirinha.

POMBO – Praça em Moema.

POMBO CORREIO – Mereceu uma homenagem na composição de Moraes Moreira/Dodô/Osmar, uma interpretação de Moraes Moreira. Gilberto Alves também gravou uma música em homenagem ao pombo correio, Distrito de São Miguel.

POMBOS – Município de Guarulhos.

PREBIXIM – É o mesmo pássaro chamado de sabiá-tinga. Distrito de Itaim Bibi.

PRÍNCIPE – Este pássaro é designado também de verão. Distrito de Perus.

QUEM-QUEM – Distrito de Itaquera.

QUERO-QUERO – É ave símbolo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei 7.418 de dezembro de 1980. Foi homenageado na composição de Celito Espíndola, Dino Rocha e Paulo Simões. Esta música foi interpretada por Chalana de Prata e Paulo Simões. “Quero quero gralha azul” é outra música de letra magnífica de Neto Fagundes. Distrito de Jaguaré.

QUIRIQUIRI – Distrito de Grajaú.

QUIRUÁ – Vive esta ave nas florestas da costa atlântica da Bahia ao Rio de Janeiro. Distrito de São Miguel.

RENDEIRA – Atangará-tinga e rendeira branca são designações desta ave. Distrito de Brasilândia.

ROLINHAS – Uma chula marajoara lhe é dedicada pelo compositor e poeta Waldemar Henrique. Distrito de Jabaquara. Distrito de Jabaquara e São Bernardo.

ROUXINOIS – Distrito de Moema e município de São Bernardo.

ROUXINOIS  AMARELOS – Distrito de Tremembé.

ROUXINOL – É um pássaro típico da Europa. Gilberto Gil interpreta a melodia em sua homenagem. Milton Nascimento também compôs “O rouxinol”. Distritos de Moema e Parelheiros, Municípios de Santo André, Diadema, Osasco, Mogi das Cruzes, Mauá, São Bernardo, Guarulhos, Embu. Avenida no Distrito de Jaguaré e uma passagem em São Bernardo.

SABIÁ – “Sabiá na gaiola” é uma canção sertaneja dedicada a esta ave, composta por Adelaide Chiozzo. Um samba “Um ser de luz” João Nogueira lhe dedicou. “À noite belo canto do sabiá” é outra música dedicada ao sabiá pelo Berço do samba de São Mateus. “Sabiá” recebeu homenagem de Luiz Gonzaga e Zé Dantas. Chico Buarque e Tom Jobim criaram uma música de título: ”Sabiá”. Roberta Miranda compôs “Sua Majestade o sabiá”, além de sua interpretação temos as de: Chitãozinho e Chororó e Jair Rodrigues.  Distritos: Moema, Parelheiros, Jaçanã, Tucuruvi e duas no Grajaú, nos bairros: Chácara Cantinho do Céu e Cidade Luz. Avenida no Distrito de Moema.

SABIÁ BRANCO – Distrito do Jaguaré.

SABIÁ CASTANHO – É a denominação de uma via de pedestre no Distrito de Brasilândia.

SABIÁ COLEIRA – Pião Carreiro e Mulatinho dedicam uma música esta ave. Distrito do Jardim Ângela.

SABIÁ DA PRAIA – Distrito de José Bonifácio.

SABIÁ DAS PAINEIRAS – Distrito do Grajaú.

SABIÁ DO CAMPO – Distrito de Brasilandia.

SABIÁ LARANJEIRA – O sabiá é a ave Nacional do Brasil, teve consagração literária nos versos inesquecíveis do poeta Gonçalves Dias: “Minha terra tem palmeiras/Onde canta o sabiá.” (...) Na música este pássaro conhecido e querido, de canto suave  faz parte de composições musicais: “Canto do sabiá” – Jorge Mautner; “Eu e o sabiá  - Chitãozinho e Chororó; “Sabiá” de Luiz Gonzaga e Humberto Dantas, gravado também em 1971 por Clara Nunes e mais recentemente por   Marina Elali, neta de Dantas.Distritos: Parelheiros e São Miguel.

SABIÁ PIRANGA – Via de pedestre no Distrito do Tucuruvi.

SABIÁ PARDO – Travessa no Distrito de Brasilândia.

SABIÁ POCA – Distrito de Cidade Dutra.

SABIÁPIRI – Este pássaro é conhecido, também como sabiá laranjeira.  Distrito de Jardim Ângela.

SABIÁS – Rua Sabiás da Cantareira, no Distrito de Tremembé.

SABIÁUNA – Distrito de São Miguel.

SACI – É uma ave esperta e como tal enganadora, às vezes aproveitadora, pois guarda seus ovos em ninho alheio. Facilmente engana pelo canto e nunca se sabe com certeza onde esteja. Distrito do Jaraguá.

SAÍ-AÇU – Distrito do Jardim Ângela.

SAÍ DE SETE CORES – Distrito de Itaim Bibi.

SAÍ-GUAÇU – Distrito de Grajaú.

SAÍRA – Distrito de Itaquera.

SAÍRAS – No município de São Bernardo.

SANHAÇO – AZUL – Distrito do Jardim Ângela, Travessa no Distrito do Jaguaré.

SANHAÇO DO COQUEIRO – Distrito do Itaim Bibi.

SANHAÇOS – Praça em São Bernardo.

SANHAÇU – Município de Cotia.

SARACURA – Distrito de Cidade Dutra e município de Cotia.

SARACURA – SANÃ – Distrito de São Miguel.

SARACURAS – Em São Bernardo uma rua e uma passagem.

SERIEMA A esta ave foram dedicados: com a inesquecível dupla Tonico e Tinoco, composição de Mario Zan e Nhô Pai: “Seriema”  Mais tarde Tetê Espíndola a interpretou. Outra, “Seriema”: com Chico Lobo ( compositor e intérprete ) – E ainda,  música  em estilo rasqueado, composição de José Mendes e Leonel Santos, interpretação do próprio Mendes: “Canto da Seriema”.Distrito de Itaquera.

SIRIRI – Distrito de Ermelino Matarazzo e é também o nome de um município de Sergipe.

SOFRÊ – Por este nome o corrupião é chamado na Bahia. Todos os corrupiões são bons cantadores, muitas vezes são imitadores do canto de outras aves bem como trechos de músicas. Por exemplo, o Hino Nacional. Distrito de São Miguel.

SOMBRIO – Distrito de Sapopemba e Município de Guarulhos.

SOVI – Esta ave é um gavião, denominado também de gavião-sauveiro. Distrito de São Miguel.

SURUCUÁS – Estão estas aves entre as mais belas. Há várias espécies e são aves das florestas. Ficam em posição intermediária, isto é, nem nas copas das árvores e nem no nível do solo. Distrito de Itaquera.

SURURINA – Ave conhecida como tururem na Bahia e tureiri e sovi (Amazonas e Pará). De canto nostálgico esta ave recebeu uma citação na música “Luar do sertão”, uma toada composta em 1914 por Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco e imortalizado pelo inesquecível Luiz Gonzaga. Travessa no Distrito do Rio Pequeno.

TACHÃ – Denominado também de Inhuma-poca. Distrito de São Miguel.

TAIAÇU – É nome de uma ave da espécie do Socó-boi, cuja voz parece um mugido. É também o nome de uma cidade do interior paulista.

TAIAÇUIRA – Esta é uma ave conhecida como Jacu-estalo, Jacu-porco e jacu-molambo. Distrito de São Miguel.

TANGARÁ – É nome também de um município do Rio Grande do Norte. Distritos: Parelheiros e Vila Mariana. Municípios de Cotia, Diadema, Itaquaquecetuba, Poá. Em Santo André uma Praça e em Guarulhos uma viela.

TANGARÁS – Em São Bernardo no Parque dos Pássaros e mais uma passagem no Jardim Laura III.

TAPIRANGAS – Município de São Bernardo.

TEQUE-TEQUE – Distrito de Perus.                                                                                                      

TICO-TICO – Zequinha de Abreu e Gomes compuseram um samba imortalizado por Carmem Miranda: “Tico-tico no fubá.” Distritos de Perus, Parelheiros, uma Praça em São Miguel. Municípios de Osasco, Ribeirão, Pires, Mauá.

TICO-TICO DO CAMPO – Distrito da Brasilândia.

TICO-TICOS – Praça em São Bernardo.

TIÊ – Este belo pássaro vermelho escarlate com asas e caudas negras é visto nas capoeiras e beiras de matas de Santa Catarina a Paraíba. Recebeu uma citação na composição de Heckel Tavares e interpretação de vários artistas como Luiz Gonzaga, Nara Leão e Fagner. Distrito do Belém.

TIÊTINGA – Distrito de São Miguel e Município de Cotia.

TIJUCA – Município de São Bernardo, viela em Carapicuiba.

TIJUCA PAULISTA – Distrito de Santana.

TIJUCAS DO SOL – Distrito de Sapopemba. Município de Guarulhos.

TINGUAÇU – Conhecido como alma de gato. Distrito do Jardim Luis.

TIRIBA – Distrito de Ermelino Matarazzo.

TRINADOS – Correspondem aos sons melodiosos produzidos por alguns pássaros; são gorgeios, trinos. Distrito de Parelheiros.

TUCANO – Distritos de Grajaú e Parelheiros (neste um Acesso). Municípios de Cotia, Guarulhos,

Poá, Santo André e uma Passagem em São Bernardo.

TUCANO-PRETO – Distrito de Parelheiros.

TUCANOS – Distrito da Penha, Alamedas no Jaguaré, Parelheiros e Tremembé. Município de Diadema e Carapicuíba.

TUIM – Distrito de Moema.

TUINS – Município de Jandira.

UIRAÇU – é o gavião de penacho – do tupi auirá + açu . Distrito do Jardim São Luis.

UIRAPURU – “Uirapuru, uirapuru seresteiro, cantador do meu sertão” letra de música de Jacobina e Murilo Latino, interpretação dos cantores do ébano; Este pássaro encantou também outros artistas. O maestro Villa-Lobos compôs em 1917, o poema sinfônico “Uirapuru” baseado no material do folclore coletado em viagens pelo Brasil. Waldemar Henrique, poeta e compositor dedicou também uma canção: ”Uirapuru”. Um samba enredo de 1975: “ O mundo fantástico do Uirapuru” composição de Tatu/Nezinho/Campo e interpretação de Jamelão foi outra homenagem ao belo pássaro.

Distritos: Parelheiros, uma Praça no Morumbi, uma passagem na Cidade Dutra e um

Acesso em Parelheiros. Municípios de Diadema, Embu, Itaquaquecetuba, Jandira, Poá, Ribeirão Pires, uma Praça em Santo André e uma Alameda em Itapecerica da Serra.

UIRAPURUS – Taboão da Serra, São Bernardo e Ferraz de Vasconcelos.

URU – É uma ave simpática, é parente selvagem das galinhas domésticas. É raro encontrá-la. Aparece somente nas primeiras horas do dia. No Brasil, esta família tem quatro espécies: o capoeira, o uru-da-guiana, o uru de topete e uma quarta espécie, encontrada em Roraima e Amapá, de cor areia. É de uma vila no município de Pirajuí, Estado de São Paulo. Distrito da Brasilândia e município de Itaquaquecetuba; e  Guarulhos possui uma viela com o seu nome.

URUBURETAMA – Distrito de Guaianases, município de Guarulhos e nome de um município no Ceará.

URUTAÍ – Distrito da Brasilândia. Municípios de Santo André e Guarulhos e ainda é denominação de uma cidade do Estado de Goiás.

VIRA-FOLHAS – Distrito da Cidade Dutra, bem ao extremo.

VIRAPAÇU – Conhecido como Arapaçu ou Pica-pau. Praça em São Miguel.

XEXÉU – É o nome pelo qual o japim é conhecido. Está presente em toda a Amazônia indo para o sul até Mato Grosso do Sul e Goiás, sendo que de Pernambuco ao sul da Bahia também está presente. Distrito de Vila Maria.

ZABELÊ – É o nome dado ao Jaó-do-litoral, habitante da Mata Atlântica primitiva. Recebeu um tributo na composição de Torquato Neto: ”Zabelê”. Gil a interpretou, além de Nana Caymi. Distritos de Campo Belo, Jardim Helena e município de Santo André.