Programa Jovem Observador de Aves

 

O Programa Jovem Observador de Aves tem como objetivo estimular e auxiliar jovens com interesse pela observação de aves a se prepararem para essa atividade, repassando a eles orientações, conhecimento e equipamentos que facilitam a prática.

 

Funcionamento

 

Os jovens selecionados pelo Programa receberão equipamentos como binóculo, guia de campo, botas e camisetas e outros.

 

Os jovens contemplados no Programa serão acompanhados, por meio principalmente da internet e, quando possível, também pessoalmente, no sentido de receber permanentemente orientações sobre a prática da observação de aves e de se avaliar os resultados do Programa.

 

Os jovens participantes do Programa, bem como seus pais, quando o jovem for menor de idade, não têm com ele nenhuma obrigação, podendo desligar-se do Programa a qualquer momento, não sendo obrigados a devolverem nenhum dos materiais recebidos.  

 

O Centro de Estudos Ornitológicos não terá, da mesma forma, nenhum compromisso legal com o jovem acolhido pelo Programa, podendo esse apoio encerrar-se a qualquer momento, a critério do CEO.

Perfil do jovem candidato ao programa

 

Os jovens acolhidos pelo Programa serão preferenciamente menores de 25 anos, estudantes e cuja renda familiar não seja compatível com a despesas com os equipamentos que compõem o kit de observação de aves.

 

Recursos para a manutenção do Programa

 

As despesas do Programa serão realizadas através de doações de associados ou não, interessados em apoiar o Programa, ou em casos pontuais com recursos próprios do CEO. O apoio ao Programa poderá ser feito por parte de pessoas físicas ou jurídicas, em dinheiro destinado exclusivamente ao Programa ou em equipamentos que compõem o kit de observação de aves.

 

 

Membros do CEO em visita ao jovem observador Raí Gabriel (segundo a partir da esquerda).