Programa Jovem Observador de Aves

 

O Programa Jovem Observador de Aves tem como objetivo fornecer a jovens com interesse pela observação de aves, em especial de áreas rurais e cidades do interior, equipamentos e orientações no sentido de auxiliá-los em seu aperfeiçoamento como observadores de aves.

 

O Programa encontra-se ainda em fase de planejamento. Quaisquer sugestões no sentido de aprimorar esse Programa serão bem vindos.

 

Da mesma forma, está aberto o processo de indicação de jovens candidatos a serem beneficiados pelo Programa, bem como a inscrição de tutores e empresas que queiram colaborar com recursos materiais ou financeiros com o Programa.

REGULAMENTO

Objetivo

 

Apoiar jovens, em especial moradores da área rural ou cidades do interior, na iniciação da prática da observação de aves, por meio da doação de equipamentos e outro materiais usados na observação de aves, e por meio de orientações de como realizar a observação de aves..

Funcionamento

 

Os jovens selecionados pelo Programa receberão um kit de observação de aves, composto minimamente por um binóculo e um guia de campo e, se possível, também por outros itens utilizados na observação de aves, como boné, bota de borracha, roupas camufladas, etc. Jovens com bom desempenho no Programa poderão também receber outros equipamentos de maior custo como gravadores, microfones direcionais, etc.

 

Cada jovem observador será acompanhado por uma pessoa, que funcionará como uma espécie de tutor, ao qual caberá manter permanente contato com o jovem, por meio de correspondência, telefonemas, internet ou mesmo pessoalmente, orientando o jovem na atividade de observação de aves, obtendo dele relatórios de seu aprimoramento, etc.

 

Sempre que possível, o tutor realizará visitas ao jovem que acompanha, fazendo com ele saídas de observação de campo, para assim melhor acompanhá-lo nessa atividade.

 

Nenhuma atividade do Programa será remunerada, sendo integralmente feita por voluntarismo de seus participantes.

 

Os jovens participantes do Programa, bem como seus pais, quando o jovem for menor, não têm com ele nenhuma obrigação, podendo desligar-se do Programa a qualquer momento, não sendo obrigados a devolverem nenhum dos materiais recebidos.  

 

O Centro de Estudos Ornitológicos não terá, da mesma forma, nenhum compromisso legal com o jovem acolhido pelo Programa, podendo esse apoio encerrar-se a qualquer momento, a critério do CEO.

Perfil do jovem candidato ao programa

 

1.      O jovem candidato deverá ter preferenciamente menos de 25 anos.

2.      Deverá ser de preferência estudante.

3.      Caso esteja ainda em idade escolar, deverá estar regularmente matriculado na escola.

4.      Caso não seja estudante deverá já ter concluído o ciclo básico.

5.      Deverá ser preferencialmente de família cuja renda familiar não seja compatível com as despesas com os materiais que compõem o kit de observação de aves.

Apresentação e seleção dos jovens

 

1. Qualquer pessoa pode indicar um jovem candidato ao Programa. Esta apresentação será feita mediante o preenchimento de uma Ficha de Apresentação (Anexo 1 - em elaboração).

2. Preferencialmente a pessoa que indicar o jovem será seu tutor. Doutra forma, o CEO se encarregará de designar um tutor.

3. Os tutores poderão ser tanto membros do CEO quanto quaisquer outras pessoas com prática na observação de aves, preferencialmente moradores na região de moradia do jovem observador.

4. O CEO se prestará de inicialmente a coordenar o Programa no estado de São Paulo, sendo desejável o estabelecimento de parcerias com outras entidades ornitológicas de outros estados, ou mesmo pessoas, que se disponham a acompanhar o Programa em seus respectivos estados.

 

ANEXO 1

 

Ficha de apresentação de candidato ao Programa Jovem Observador de Aves

 

1. A ser preenchido pela pessoa responsável pela apresentação do jovem:

 

Nome:

Data de nascimento:

Nome do Responsável (caso trate-se de menor):

Endereço:

Telefone:

E-mail:

Escolaridade (último ano concluído):

Se ainda estudante:

Escola onde está matriculado:

 

Breve descrição do interesse pela observação de aves:

 

Foto

 

2. Manifestação do próprio jovem sobre seu interesse em participar, onde ele poderá relatar sua própria experiência com as aves e os motivos pelos quais quer participar do Programa, bem como quaisquer outros esclarecimentos que ele julgar pertinentes.