Município de Ubatuba

O município de Ubatuba, no litoral norte do estado, tem sido um dos mais procurados no estado por birdwatchers estrangeiros. Tem áreas públicas protegidas e áreas particulares com infra-estrutura para receber esse tipo de visitante, além de uma série de estradas e trilhas que adentram o continente, algumas subindo pelas encostas da Serra do Mar, permitindo assim um fácil contato com as áreas naturais do município.

Avifauna

Pela presença de espécies ameaçadas de extinção, foi indicada como [key area] a Estação Experimental de Ubatuba e as fazendas Capricórnio e Angelim. Veja lista das espécies ameaçadas que ocorrem nessa área.

Outra área desse município indicada como [key area] é o Pico do Corcovado, situado na região do Parque Estadual da Serra do Mar, com coordenadas 28o11’S 45o11’W. Esta área tem mata úmida alta, com floresta de montanha nas elevações mais altas, e tem como centro o Pico do Corcovado. Estudos na área indicaram em torno de 254 espécies de aves, 40% destas endêmicas da mata atlântica (Goerck 1999). Veja a lista de espécies ameaçadas que ocorrem nessa área. Essa [key area] é abrangida pela [IBA] do Parque Estadual da Serra do Mar, trecho Caraguatatuba-Picinquaga.