Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba


Tem 47.000 ha e é contigua ao Parque Nacional da Serra da Bocaina e com a Área de Proteção Ambiental - APA do Cairuçu, no Estado do Rio de Janeiro. 

As trilhas do Núcleo Picinguaba podem receber grupos de no máximo 20 pessoas. Os monitores, que são moradores da região, sempre acompanham e orientam os visitantes. 

O acesso ao Núcleo é feito pela BR-101 (Rio - Santos). A entrada principal fica na Praia da Fazenda, no km 11, a 40 km de Ubatuba e 30 km de Paraty. A sede administrativa fica no km 8 da mesma Rodovia.

Hospedaria da Praia - atende 40 pessoas em dois quartos com 10 beliches cada, cozinha completa, refeitório e dois banheiros com sanitários e chuveiros. Atendimento mínimo para 30 pessoas.

Hospedaria da Sede - destinada a pesquisadores (no máximo 12) com 2 quartos, sala, cozinha e banheiro. Centro de Visitantes - ponto de convergência de todas as atividades desenvolvidas no Núcleo, dispõe de

As visitas ao Núcleo, incluindo a hospedagem, necessitam ser agendadas. As ligações podem ser feitas às terças e quartas-feiras, no fone/fax: (012) 432-4149 e/ou (012) 974-9062, quando o interessado deve informar a data de preferência da visita e o endereço para o envio da ficha-modelo.