Floresta Nacional de Ipanema

Situada nos municípios de Iperó, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto, região de Sorocaba, a 120 km da cidade de São Paulo. Tem 5.069,77 ha de área.

Dispõe de boa estrutura de visitação, com áreas e lazer, alojamentos, e programa e educação ambiental.

Trata-se de área de grande interesse histórico, por encontrar-se ali ruínas e remanescentes de construções relacionadas com a primeira siderúrgica nacional, a Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema, fundada em 1810. O forno de Afonso Sardinha cujas ruínas ainda se encontram lá, construído em 1589, é reconhecido como a primeira tentativa de fabricação de ferro em solo americano. Também encontra-se ali o sítio histórico cultural da Real Fábrica de Ferro de Ipanema, que fabricou ferro e aço entre 1811 e 1895. Também a Pedra Santa, uma fenda rochosa onde morou o moge eremita Giovanni Augustini, entre 1844 e 1852, e que se tornou local de peregrinação de diversas religiões. O Monumento a Varnhagen é um mirante do qual se pode observar os vários municípioos da região e que originalmente foi construído para receber os restos mortais de Francisco Adolfo de Varnhagen, o primeiro pesquisador da história do Brasil, nascido em Ipanema em 1816.

Há três trilhas ecológicas: Afonso Sarinha, Pedra Santa e Rio Verde. Esta última permanece fechada no verão, por percorrer uma área de várzea, que fica inundada nessa época do ano.

A despeito de ter sido uma área explorada para mineração e agricultura, além de ter sido vítima de inúmeros incêndios, a Serra de Araçoiaba, ali situada, mantém um importante fragmento de mata típica dos planaltos do interior do estado. As altitudes variam de 550 a 971 m . O relevo é ondulado, passando a acidentado na Serra de Araçoiaba. Tem também áreas de várzea nas proximidades do rio Ipanema. É uma área importante do ponto de vista ornitológico também por ter sido a principal área de pesquisa no estado de São Paulo do naturalista austríaco Johann Natterer que ali esteve em 1822. As coletas ali feitas feitas por este pesquisador formaram a base do conhecimento ornitológico do estado de São Paulo, e do próprio país.