Estação Biológica de Boracéia

A Estação, com altitudes em torno de 800 m , tem em torno de 96 ha e está situada no município de Salesópolis, em uma reserva protetora de mananciais de 16.450 ha . A paisagem predominante é de matas. É administrada pelo Museu de Zoologia da USP. Pela exuberância de sua paisagem e proximidade com a capital, atraiu muitos pesquisadores, principalmente a partir de 1941. Dados sobre a Estação, regulamentos para visitação e trabalhos lá realizados podem ser ser vistos no site do Museu de Zoologia da USP.

Vista aérea da região onde se situam dois alojamentos de pesquisadores da Estação.

 

Avifauna

 

Indicada como [IBA].

 

Desafios ornitológicos

 

1. Documentar (lista secundária do Estado) e verificar características da ocorrência na área de Contopus cooperi, que teve ali seu primeiro registro para o estado em 1983 e o último, em 1991.

 

2. Rever e verificar características da ocorrência na área de Catharus ustulatus, que teve ali seu primeiro registro para o estado em 1974.

 

3. Documentar (lista secundária do CBRO) e verificar características da ocorrência na área de Dendroica cerulea, que teve ali seu primeiro registro para o estado em 1991.