Pousada Bacury (Antiga Fazenda Barreiro Rico)

A Pousada Bacury, situada no município de Anhembi, de propriedade dos herdeiros de José Carlos Reis de Magalhães, proprietário da antiga Fazenda Barreiro Rico, tem coordenadas 22º41’S, 48º06’W. As altitudes variam de 450 (cota da represa de Barra Bonita) a 586 m . Há diversos ambientes: mata ( 2.200 ha ), cerrado ( 5 ha ), matas ciliares, capoeiras, pastos sujos, varjões com gramíneas e outras plantas e brejos com taboa. Há ainda pequenas lagoas naturais e artificiais. A maior parte da área é formada por pastagens, que reproduzem de certo modo os campos limpos de cerrado, atraindo aves destas formações. Outros ambientes antropizados são os pomares, jardins das casas, lavouras. O lago da Represa de Barra Bonita, formado em1961, acrescentou diversos ambientes à área. Além do espelho d’água, praias arenosas, áreas paludosas, barrancos, charcos e lagoas, formados com a baixa do nível da represa. A mata ali presente é classificada como mata mesófila semi-decídua.

A Fazenda é uma das áreas melhor estudadas do ponto de vista ornitológico no Estado, além de ter sido alvo também de estudos botânicos e de outros grupos de animais. De 1957 a 1966 foram feitas na área coletas sistemáticas para o Museu de Zoologia da USP, com um total de 607 peles de 178 espécies. José Carlos Reis de Magalhães coletou na área 303 espécies e gravou vocalizações de 215, cujas cópias foram depositadas no Arquivo Sonoro Neotropical da UNICAMP. De 1975 a 1977, Edwin Willis registrou na área 301 espécies. Já foram registradas para a área 351 espécies.

Os exaustivos e frequentes estudos realizados na Fazenda, permitiram indicar espécies possivelmente extintas ali. Desta forma, 13 espécies lá coletadas pelo Museu de Zoologia da USP ou detectadas por Edwin Willis não foram posteriormente encontradas. São elas: Tinamus solitarius, Triclaria malachitacea, Crotophaga ani, Notharcus macrorhynchus, Selenidera maculirostris, Baillonius bailloni, Ramphastos dicolorus, Dysithamnus stictothorax, Procnias nudicollis, Pyroderus scuttatus, Oryzoborus angolensis, Cacicus haemorrhous e Cissopis leveriana.

Sede da Fazenda Bacury: