COMO ORGANIZAR, INFORMATIZAR  E TRABALHAR COM LISTAS DE AVES

Como fazer uma lista consolidada a partir de diversas listas de aves. (Usando CBRO versão 25/1/2011)

 

Eventualmente queremos ter numa única tabela diversas listas de aves (mostradas em colunas sucessivas) e ao mesmo tempo uma lista consolidada com todas essas listas. Se as listas já estiverem digitalizadas, não precisaremos digitar novamente os registros das espécies um a um, e sim incluí-los automaticamente na tabela.

 

Usaremos para isto o arquivo "Tabela de Listas Múltiplas". Abra o arquivo. Note que tem uma coluna “Coluna de Código”. Não digite nem delete nada nessa coluna. Ela servirá apenas para ordenar a lista e obter a lista final. Nas colunas seguintes (“Localidade A” e demais), deverão entrar os dados das diversas listas.

 

Note que esse arquivo pode ser usado também para se montar uma lista a partir de dados trazidos do campo, ainda não digitalizados. Neste caso, vá digitando nas colunas "Lista A", "Lista B", etc, para cada espécie o algarismo “1” (um). Pode digitar na verdade outro algarismo (exceto zero) mas não outros caracteres. Perceberá que cada vez que inclui uma nova espécie o número na “Coluna de códigos” muda de 2 para 1. Da mesma forma, automaticamente isto ocorre no respectivo nome da família e ordem. Após digitadas todas as espécies, ordene a tabela com base na “Coluna de Código” e separe apenas a parte da lista que apresentou nessa coluna o número 1. Pronto, já tem a lista final consolidada. Note que tem também uma coluna "Documentações" onde pode indicar documentações dos registros (por exemplo, fotos depositadas no site Wikiaves, ou outras informações).

 

Para entrar com listas já digitalizadas deverá ter a lista apenas com os nomes científicos e sem o nome de autores. Certifique-se que tuas listas estão de acordo com a Lista de Aves do Brasil do CBRO, versão 2010 (não só com relação aos nomes das espécies, mas ao taxon de fato indicado com cada nome!). Essas listas poderão ter nomes de famílias e ordens, mas isto não é necessário. Certifique-se também que os nomes não têm espaços extras, pois esses são entendidos pelo excel como caracteres. Não tem importância caso tenha nomes duplicados.

 

Copie tua lista de nomes científicos e cole na coluna A da aba "Entrada da relação de nomes". Em seguida vá na aba "Lista para ordenar" e verá que essa mesma lista que colou aparece também na coluna F ("Lista para ordenar"). Uai, por que já não colei aqui diretamente, você perguntará! Explicarei mais à frente. E verá também que na coluna E (Coluna de '1') aparecerá o número 1 na linha correspondente a cada espécie de tua lista. Copie esta coluna de 1 e leve-a à aba "Lista de aves" e cole-a na coluna da "Lista A", ou "Lista B", etc. Verá que o código 2 muda para 1 (bem como as respectivas famílias e ordens) sempre que corresponder ao 1 de tua lista. Atenção: às vezes essas cópias e colagens mudam o formato do número para texto. Verifique se o código mudou de 2 para 1 quando há um 1 em tua lista. Se isto não acontece (e também se o número 1 na coluna que você colou fica à esquerda da casela) é sinal que está com formato de texto e não número. Então marque a coluna, na aba de tarefas "Página inicial" vá em "Localizar e selecionar", em seguida em "Substituir" e peça para substituir 1 para 1, neste último formatando para número com zero caselas. Notará que na coluna o 1 passa para o lado direito da casela.

 

Sempre vale a pena uma conferência para verificar se tudo funcionou corretamente e você não perdeu algum dado (registro) nesse processo. Ordene a tabela da lista pela coluna do 1 que você acabou de colar. Note que depois pode voltar à ordem sistemática reoordenando a tabela pela coluna G, onde estão os números sequenciais da ordem sistemática. Copie os nomes das espécies correspondente aos números 1 da coluna que você colou. Volte na aba "Entrada da relação de nomes" e cole essa lista na coluna B. Ordene em ordem alfabética (bem como a que lista que tinha colado inicialmente na coluna A). Na coluna C, caso as duas listas confiram (e devem conferir!) aparecerá "Ok", caso não confiram aparecerá "Errado". Neste caso procure pelo erro. Essa correlação já te indicará que nome não entrou na lista do 1.

 

Encerradas as entradas das listas, ordene a planilha com base na coluna “Código”. Delete todas as linhas onde o número "2" permanece nessa coluna, e a coluna "Código". Faça as formatações finais a seu gosto, por exemplo substituindo o "1" por um "x" ou outro caractere que preferir.

 

Bom trabalho!

 

VOLTAR AO INÍCIO