COMO ORGANIZAR, INFORMATIZAR  E TRABALHAR COM LISTAS DE AVES

Utilizando o excel para fazer listas acumuladas sucessivas de espécies.

 

Quando já temos diversas listas sucessivas de espécies de uma localidade, pode ser interessante fazer uma curva de suficiência amostral, onde colocamos num gráfico o número de espécies (ordenada) e, na abcissa, o tempo (ou jornadas sucessivas, ou melhor ainda, horas de observação em campo) e teremos então um gráfico que mostra de certo modo a eficiência do levantamento. À medida que novas listas vão sendo feitas, a lista acumulada cresce menos, ou seja, vai se tornando cada vez mais difícil acrescentar novas espécies à lista. A linha do gráfico tende a horizontalizar-se.

 

Uma curva de suficiência amostral é no mínimo muito interessante para mostrar o esforço efetuado no levantamento, tem assim um valor "administrativo" muito bom. Se um levantamento é feito por encomenda de alguém, mostrar a essa pessoa uma curva de suficiência amostral é uma boa estratégia. O exemplo a seguir mostra o resultado do levantamento realizado pelo CEO nos jardins do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual paulista. Na abcissa as sucessivas jornadas de observações. Ao mesmo tempo que a curva mostra que o levantamento indicou uma porcentagem muito alta das espécies que efetivamente devem ocorrer no local (a curva se horizontalizou) mostra ainda que não foi "completo", pois a curva ainda mostra uma pequena ascenção. 

 

 

Mas é claro que é preciso definir bem como os dados serão utilizados para fazer essa curva e isto deverá ser explicitado junto a ela. Num levantamento numa área, é preciso pesquisar em todas as épocas do ano, para incluir espécies migratórias ou presentes na área apenas numa época do ano, por algum motivo. Deve ser feita também investigação no horário noturno, já que muitas aves (as aves noturnas) terão uma detecção muito melhor nesse horário. Eventualmente será interessante fazer duas ou mais curvas: uma para o período diurno, outra para o período noturno, etc.

 

Para realizar listas acumuladas sucessivas a serem incluídas no gráfico, pode-se utilizar um arquivo do excel que faz uso de uma macro. Baixe o arquivo "lista_acumulada". Inclua nas colunas, a partir da linha 2, as diversas listas, incluindo apenas os nomes científicos (Cabem aqui 10 listas. Se teu levantamento tiver mais que isto, faça uma primeira análise com 10 listas, depois use a lista acumulada final desta primeira análise em nova análise, onde esta entrará na primeira coluna e as demais faltantes a seguir). Após incluir as listas, dê o comando "Run Macro". Terá então as listas acumuladas sucessivas: lista 1 + lista 2, lista 1 + 2 + 3, etc.

 

 

VOLTAR AO INÍCIO DO CURSO