COMO ORGANIZAR, INFORMATIZAR  E TRABALHAR COM LISTAS DE AVES

Mapeando registros

 

O mapeamento de registros e sua superposição com aspectos geográficos como o clima, vegetação, geomorfologia, entre outros, ajuda muito na compreensão da biogeografia das espécies. Há diversos programas de mapeamento. A forma correta de mapear ocorrências é utilizando as coordendas geográficas dos registros, obtidas com a maior sensibilidade possível. Mas muitas vezes, dependendo dos objetivos do trabalho, não precisaremos de tantos detalhes, o simples mapeamento por município de ocorrência poderá ser satisfatórios.

 

Apresentamos aqui opções de mapeamento com o TabWin.

 

Mapeamento de municípios de ocorrência com uso do programa TabWin, do DataSus

 

Baixe o programa a partir do DataSus. Entre na página "Dowload programa". Faça o dowload do arquivo tab35.zip. Instale o programa. Para fazer o mapeamento precisará também dos mapas. Entre na página "Dowload de mapas". Terá lá os mapas para as diversas unidades da federação. Usaremos como exemplo o mapa de São Paulo. Faça o dowload do arquivo mapsp.zip.

 

No TabWin vá em arquivo e "abrir/importar mapa". Opte pelo sp.map. Dispense o código de área. Aparecerá a seguinte tela.

 

Ou seja, uma tabela tendo na primeira coluna os nomes dos municípios paulistas e na segunda números "0" para todos eles. Digite o número "1" em Adamantina. Vá no ícone do mapa no menu superior da tela (o mapa mundi azul). Aparecerá o mapa de São Paulo, com os limites do municípios e apenas o município de Adamantina com cor diferente. O mapeamento consiste portanto em incluir o número "1" na casela da segunda coluna, correspondente a cada município com ocorrência de determinada espécie [Também é possível mapear categorias da ocorrência, dando então numerações diferentes: 1, 2, 3, etc. Por exemplo, podemos distinguir os registros históricos, os antigos, os modernos, os documentados, etc].

 

Naturalmente não seria prático digitar o número 1 em cada município com ocorrência de uma espécie, exceto se a espécie tiver bem poucas ocorrências. Para fazer isto automaticamente, utilizaremos o Access e uma tabela do Excel compatível com o TabWin [Tabelas usuais do Excel não são lidas pelo TabWin, mas apenas as  "Excel Comma Separated Values File" ou "CSV (separado por vírgulas)"]. Com o TabWin aberto, no menu superior tem a opção (icone da tabelinha): abrir essa tabela na planilha padrão. Para facilitar, já fiz isto, e a nomeei de Tabela para mapear.

 

Baixe a Tabela para mapear na pasta TabWin. Abra a tabela. Veja que ela é um espelho da tabela do TabWin para o estado de São Paulo. Precisamos agora apenas incluir nela as informações dos municípios de ocorrência de determinada espécie no estado [verá que esse arquivo toda vez que vai salvá-lo ou fechá-lo informará que poderá perder dados (do Excel habitual). Sempre dê Ok].

 

Vá em teu arquivo de registros, ordene por espécie e resgate todos os registros de determinada espécie. Copie apenas a coluna de municípios, que é o que nos interessará. Terá uma lista com muitas duplicidades. Utilizaremos um arquivo do Access para eliminar essas duplicidades e colocar em ordem alfabética os municípios com registros, de forma a poder incluir essas informações na Tabela para mapear.

 

Para facilitar já fiz também o arquivo do Access "Municípios" [faça o dowload do arquivo, está zipado]. Note que ele tem duas tabelas. Uma é a "Minha lista de municípios", com dois campos: município e outra coluna, que automaticamente atribuirá o número "1" a cada município com ocorrência da espécie [optei em "tipo de dados" por "número" e em "valor padrão" por "1"]. Na outra tabela: "Municípios SP", estão relacionados todos os municípios do estado, em ordem alfabética, da mesma forma que no TabWin. Na consulta "Ver municípios de ocorrência", fiz a opção nas "Propriedades da associação", de mostrar todos os municípios (segunda tabela), e das colunas a serem mostradas, apenas a lista de municípios e a coluna "Número 1", que mostrará então apenas um número "1" nos municípios com ocorrência da espécie.

 

 

Copie a coluna de municípios de seu banco de registros e cole na coluna "Município" da tabela "Minha lista de municípios".  Como a chave primária foi colocada sobre esse campo, funcionará como o arquivo "Eliminar duplicidades", conforme foi mostrado em Eliminando duplicidades de nomes em uma lista com o Access. Portanto, siga os mesmos passos de respostas conforme ensinado lá. Feita a colagem da lista de municípios vá à consulta. Na segunda coluna, terá apenas o número "1" nos municípios de ocorrência da espécie. Copie essa coluna e cole na casela C1 da coluna "C" da "Tabela para mapear".  Deve ter percebido que quando copia uma coluna do Access ele copia também o cabeçalho da coluna. Neste caso "Numero 1". Feche o arquivo.

 

Abra o TabWin. Vá em "Arquivo" e "Abrir Tabela". Abra a "Tabela para mapear". Terá no TabWin três colunas. Aquelas duas já mencionadas e agora uma terceira "Número 1".  Vá no ícone do mapa e abra-o. Uma janela perguntará qual coluna quer mapear. Opte pela "Numero 1".  Pronto, terá os municípios de ocorrência da espécie em cor diferente. Note que pode mudar as cores do mapa. Da mesma forma o número de classes do mapa. Neste caso precisamos de apenas duas classes: ocorre ou não ocorre.

 

Exercício:

 

No arquivo Jacamaralcyon estão alguns registros documentados de Jacamaralcyon tridactyla no estado de São Paulo, senão todos. Essa espécie não tem mais sido vista no estado. Esse mapeamento poderá orientar sua procura. Mapeie esses registros. Deverá ter, com resultado final o seguinte mapa:

 

 

Mapeamento com uso do programa GPS Visualizer

 

O GPS Visualizer é um interessante recurso disponível on line e gratuito para fazer mapeamentos. Todas as instruções para uso do sistema estão disponível no site. O que se pretendeu aqui foi desenvolver um processo para facilitar a compilação dos dados que deverão ser informados ao sistema para o mapeamento.

 

O arquivo excel "Preparar Planilha para Mapear" apresenta esse processo. Todas as orientações encontram-se no próprio arquivo.

 

Apenas parte dos recursos possíveis no GPS Visualizer são indicados. Outras formas de entrada de dados são possíveis e estão descritas no site.

 

Mapeamento com uso do programa BatchGEO

 

O programa, disponível on line, tem uma versão gratuita. Trataremos aqui apenas desta.

Como nessa versão pode-se usar endereços, inclusive com CEP, é um programa interessante para mapeamentos na área urbana. Prepare no excel tua tabela e cole-a no site. As marcações no mapa são feitas com marcadores. A tabela pode conter, por exemplo, apenas nomes de municípios (na primeira coluna) e nome do estado (na segunda coluna). Feito o mapeamento o site indicará que ele pode ser gravado on line, onde poderá ficar disponível para terceiros, mediante o endereço eletrônico.

 

 

 

VOLTAR AO INÍCIO