Periquito-verde

Brotogeris tirica

Plain Parakeet

 

 

 

Wikiaves

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rolf Grantsau

 

Bastante barulhento, como todos de sua família: araras, papagaios e maritacas. É visto frequentemente em bandos.

 

Ave típica da mata atlântica, sobrevive bem nas cidades, sendo vista em São Paulo seguindo ruas e dobrando esquinas por entre os prédios, em seu trajeto entre uma praça e outra, como qualquer cidadão.

 

Gostam de frutas e coquinhos de todos os tipos. Por alimentar-se de frutos de palmeiras e também de paineiras, das quais são vorazes predadores, perfurando-as para roubar suas sementes,  plantas estas comuns na grande cidade, parecem ser mais abundantes por aqui que em seu hábitat natural. Também não desprezam as flores adocicadas do suinã. É uma das assíduas frequentadoras de comedouros com frutas para atrair aves. Quando os frutos são colocados no comedouro sempre no mesmo horário, ajuntam-se em grande quantidade ao redor e esperam pacientemente a chegada de seu breakfast.

 

Também talvez pelo fato de aproveitarem-se para fazer os ninhos debaixo de telhados e outras cavidades artificiais e, na falta destas, em meio ao emaranhado de folhas secas no alto do caule de palmeiras.

 

 

Uma ave muito parecida com o periquito-verde e que pode ser vista na cidade de São Paulo, mas muito raramente, é o periquito-de-encontro-amarelo, Brotogeris chiriri, que se distingue do periquito-verde principalmente por ter uma marca amarela bem visível no encontro. Às vezes se juntam aos bandos do periquito-verde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Edson Endrigo