28 de Abril: Dia do Observador de Aves

Os Observadores de Aves já são considerados no Brasil um grupo de pessoas com um perfil bem definido de interesses e práticas, a exemplo do chamado birdwatcher ou birder dos países de língua inglesa.

Para divulgar a existência desse grupo e para homenageá-lo, o CEO instituiu o Dia do Observador de Aves a ser comemorado no dia 28 de abril, data em que Pero Vaz de Caminha documentou as primeiras observações de aves feitas em território brasileiro, em 1500, conforme consta em sua famosa carta ao rei de Portugal, onde dá notícias, entre outras coisas, da riqueza de nossa avifauna.

Enquanto andávamos nessa mata a cortar lenha, atravessavam alguns papagaios essas árvores; verdes uns, e pardos, outros, grandes e pequenos, de sorte que me parece que haverá muitos nesta terra. Todavia os que vi não seriam mais que nove ou dez, quando muito. Outras aves não vimos então, a não ser algumas pombas-seixeiras, e pareceram-me maiores bastante do que as de Portugal. Vários diziam que viram rolas, mas eu não as vi. Todavia segundo os arvoredos são mui muitos e grandes, e de infinitas espécies, não duvido que por esse sertão haja muitas aves!

Veja: Os animais do descobrimento: a fauna brasileira mencionada nos documentos relativos à viagem de Pedro Álvares Cabral (1500-1501).

Comemoração do Dia do Observador de Aves: 2013.

Comemoração do Dia do Observador de Aves: 2011.